quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Postura e Ergonomia aplicada à Informática

     Para quase todos os utilizadores de informática, o uso do microcomputador como ferramenta de trabalho significa não mais que sentar diante da máquina, ligá-la e executar suas tarefas. Poucos, no entanto, têm conhecimento de que uma cadeira inadequada, um monitor com luminosidade além do limite aconselhável, ou mesmo a falta de um apoio para a mão na utilização do rato ou do teclado podem ser sinónimo de desconforto e até mesmo de problemas físicos.
     Diversos problemas podem surgir quando não são usadas ferramentas adequadas às características de cada pessoa. Os objetos utilizados devem ser ajustados a cada pessoa: 
  • Cadeira: deve ter um encosto alto, com apoio para os braços, da mesma altura do teclado. Precisa estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada.
  • Mesa: Deve ter regulamento independente de altura para monitor e teclado. Deve medir aproximadamente 75cm de altura, mas o teclado tem de estar a 68cm, na altura do cotovelo.
  • Ecrã: A parte superior deve estar a altura dos olhos, a uma distância mínima de um braço, de modo a manter a cabeça na posição vertical.
  • Teclado e rato: Quando usar o rato, movimente o braço inteiro, e não somente o punho. Deve-se sempre procurar manter um apoio para o braço e para os punhos .

     Problemas com o uso de computadores não estão somente relacionados com uma má postura ou com o uso de equipamentos inadequados. Também se deve ter muito em conta a forma como os programas e as aplicações que o utilizador estiver a usar se comportam e como são compostas. Cores muito fortes ou programas que possuem muitos pontos chamativos tiram a atenção do utilizador, causando uma poluição visual, que com o passar do tempo, resulta em cansaço mental. É de grande importância que a pessoa se sinta psicologicamente bem quando estiver a trabalhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário