quinta-feira, 4 de abril de 2013

Iniciação da Programação

     Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.

     Diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.




As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em:

     - Linguagens de baixo nível estão próximas da linguagem maquina. Ex: Assembly

     - Linguagens de alto nível estão mais próximas da linguagem humana. Ex: C,VB.NET, PHP.



Existem várias linguagens de programação:

     - Linguagens-máquina: Um programa em código de máquina consiste de uma sequência de números que significam uma sequência de instruções a serem executadas. É normal a representação da linguagem de máquina por meio de números constantes e variáveis em sistema binário ou sistema hexadecimal.

     - Linguagens Assembly: Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para programar dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos.

     - Linguagens de alto nível: Linguagem de programação de alto nível é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.



Diferença entre algoritmo e programa:

     Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à exceção dos menores, visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.

     Dessa forma, um algoritmo é uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário