Nesta aula iniciamos um novo capítulo da unidade Multimédia denominado Imagem.
Imagem é uma figura, representação, semelhança ou aparência de algo. É uma representação visual de um objeto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho e do vídeo.
Utilização da imagem digital:
As imagens digitais têm aplicações tanto nos campos comercial e industrial como nos campos científico, pedagógico, lúdico, etc.
Podem ser impressas em revistas, jornais, textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas.
Cor:
Cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda.
A cor confere realismo às imagens e às cenas visualizadas.
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica. Feita então esta projeção o cérebro terá que processar o que observou.
Existem dois modelos de cor complementares: o modelo aditivo e o modelo subtractivo.
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica. Feita então esta projeção o cérebro terá que processar o que observou.
O ser humano tem dois tipos de visão, escotópica e a fotópica.
A visão escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não detecta as cores. Este tipo de visão é utilizado durante a noite, ou estando em ambientes escuros depois de certo tempo, onde o olho passa a ser mais sensível às ''luzes azuis''. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes, que são cerca de 110 milhões a 125 milhões em cada olho (retina).
A visão fotópica é a que possibilita ver cores, que é utilizado durante o dia ou em níveis normais de luminosidade. A luz que é projectada na retina e é processada pelos cones (em cada olho existem cerca de 6,400,000 deles).
Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. O objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas na qual a cor é representada por um ponto.
Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Por outro lado, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Neste espaço cada cor representa uma cor diferente.
Existem dois modelos de cor complementares: o modelo aditivo e o modelo subtractivo.
Num modelo aditivo a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue) indicam a presença da luz ou a cor branca. O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Os monitores e televisores, utilizam o modelo aditivo (modelo RGB) para representar a cor.
Num modelo subtrativo, ao contrário do modelo aditivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos.
As impressoras e plotters utilizam modelos subtrativos para representar a cor (modelo CMYK).
Fiquei a perceber imenso sobre como cozinhar arroz em 3 minutos. Obrigado!
ResponderExcluirAinda bem Paulo Filipe, ficamos muito contentes por o termos ajudado!
ExcluirObrigado por visitarem o nosso blog!